XAMBRÊ - O Dia de Campo sobre Produção de Leite a Pasto será promovido hoje, a partir das 8 horas em Xambrê. Serão abordados temas como manejo e irrigação de pastagens; nutrição animal com forragens hidropônicas de cereais; adubação orgânica; produção de silagem, feno e raspa de mandioca; adubação de solos; higiene na ordenha; alimentos minimamente processados; e conserva de vegetais para consumo humano.
Segundo o zootecnista Max Emerson Rickli, a UEM tem, em Xambrê, uma Unidade Demonstrativa, cujos trabalhos foram iniciados em outubro de 2010. O projeto é realizado numa propriedade com pastagem degradada de um produtor descapitalizado com menos de 1 UA/Alqueire onde, durante o inverno, conseguiu-se manter 6,9UA/Ha na pastagem sobressemeada com aveia. O projeto foi idealizado pelo professor Eder Pereira Gomes (UFGD) e por Rickli, com apoio do professor Ulysses Cecato (UEM) e de Elir de Oliveira, pesquisador do Iapar, e uma equipe muito bem treinada de acadêmicos dos cursos de Agronomia, Veterinária, Tecnologia em Alimentos, Engenharia de Alimentos, e Engenharia Ambiental.
O Dia de Campo é promovido pela Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários/Unitrabalho e Câmpus Regional de Umuarama da UEM. As atividades serão desenvolvidas na Estância Santa Terezinha, saída para Casa Branca, Km 28, Estrada Satiro. Os participantes devem levar pratos e talheres para o almoço, que será servido no local. Outras informações pelo telefone (44) 3621-9444.