PARANÁ
RIO PARANÁ
 
Chuva ajuda a apagar a fogo no Parque Nacional de Ilha Grande
27/7/2012

Altônia - O incêndio que atingia desde o último sábado o Parque Nacional de Ilha Grande, localizado na divisa dos estados do Paraná e de Mato Grosso do Sul, já estava sob controle ontem à tarde, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Segundo diretor do parque, Romano Pulzato Neto, na noite anterior choveu fraco em áreas próximas ao fogo e o clima ficou úmido e sem o vento o que contribuiu para apagar as chamas. Outro fator que contribuiu foi a chegada do fogo a uma área onde a vegetação está menos seca. Os brigadistas mantiveram o plantão ontem apenas para observar se as chamas voltavam, mas o fogo deve ser dado como extinto hoje com a previsão de chuva em toda a região.
Desta vez o fogo se concentrou na parte Sul do parque, perto da cidade de Guaíra. Desde sábado, as chamas se alastravam e seguiam em direção a Altônia. Um aceiro chegou a ser providenciado perto da Lagoa Saraiva, mas o cordão de fogo nem chegou no ponto onde a vegetação foi cortada para evitar que o fogo continuasse.
Cálculos extraoficiais indicam que pelo menos 20 quilômetros quadrados de vegetação foram destruídos pelo fogo nos últimos dias, ou seja, em torno de dois mil hectares. Mas Pulzato informou ontem que será necessário sobrevoar a área para se ter uma dimensão exata da área destruída.
Um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, o Parque Nacional de Ilha Grande abrange áreas de nove municípios, cinco do Paraná e quatro de Mato Grosso do Sul. Criado em 1997, o parque é formado por lagos, lagoas, áreas de várzea e cerca de 300 pequenas ilhas no Rio Paraná.
Há suspeitas de que o incêndio foi provocado por um morador que vive próximo ao parque em Guaíra. O caso será investigado pelo ICMBio, com o apoio da Polícia Federal. No último mês de março, outro incêndio destruiu cerca de 10 quilômetros quadrados de vegetação na várzea em Altônia, uma área que também faz parte do parque.
 

 
COMENTÁRIOS
 
DEIXE O SEU COMENTÁRIO
300 caracteres restantes. Enviar comentário
» OUTRAS NOTÍCIAS
JORNAL ILUSTRADO S/C Ltda.
Assinatura - |44| 3621-2525 - assinatura@ilustado.com.br
Redação - |44| 3621-2526 - redacao@ilustrado.com.br
Direção - |44| 3621-2525 - diretoria@ilustrado.com.br