Cadastrados
Busque no site  
 
28/07
Ilustrada FM (Acesse) Twitter do Jornal Ilustrado Twitter do Jornal Ilustrado
ÚLTIMAS NOTÍCIAS » Aluno do Colégio Global é destaque na Olimpíada Brasileira de Física          » Embaixador do Nepal visita a Averama           » Circuito Regional de Xadrez reuniu 270 competidores em Cruzeiro do Oeste          » Umuarama está nas semifinais do Paranaense de Futsal Chave Ouro          » Tiago e Fininho levam o título e a           » Umuarama é campeã do Campeonato Estadual Mirim de Voleibol Masculino          » Umuarama Handebol vence Blumenau e perde para o Concórdia em casa          » I Copa Amerios agitou o final de semana em São Jorge do Patrocínio          » Fim de semana registra agressões contra a mulher em Umuarama          » Conselho de Segurança de Umuarama realiza eleição para nova diretoria          » PM recaptura fugitivo de Maringá em Douradina          » Homem é morto a pauladas e corpo jogado no rio da região          » Pramil, crack e cocaína são apreendidos pela PRF na região de Guaíra          » Campanha contra a dengue em Perobal           » Fernanda e Beto Richa anunciam construção de 48 novas obras incluindo Maria Helena          » Idosos de Umuarama participam de encontro e hoje tem passeata          » Unipar e prefeitura firmam convênios com hospitais para garantir curso de medicina          » Servidores municipais recolhem 12 toneladas de lixo no Jardim Panorama          » Campanha Outubro Rosa alerta para os exames de câncer de mama e colo de útero          » Trabalhadores dos Correios abrem semana ainda em greve           
PRINCIPAL   |   O ILUSTRADO   |   ASSINE   | NOTÍCIAS |   PUBLICAÇÕES LEGAIS   |   TABELA DE PREÇOS   |   CLASSIFICADOS   |   FALE CONOSCO   |   ANUNCIE   |   CADASTRO
CIDADE    PARANÁ    NACIONAL    INTERNACIONAL    POLICIAL    POLÍTICA    ESPORTES    VARIEDADES    ARTIGOS    ITALO    ARAGÃO FILHO    IMOBILIÁRIO   
CIDADE
 
IPI reduzido mantém mercado estável e empresários clamam por prorrogação
22/8/2012
Impressão

Umuarama - O anúncio da incorporação de mais itens na redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente em produtos do setor moveleiro foi bem recebido por comerciantes e industriais de Umuarama. Sendo o segundo pólo moveleiro do Paraná, os umuaramenses revelam que a redução do imposto estabilizou o mercado e o fim do benefício pode levar à queda nas vendas.
Segundo o proprietário da indústria Umaflex, Vanderlei Xavier, a primeira leva de produtos beneficiados com a redução do imposto estabilizou o mercado que estava em queda. “Vendemos para os três estados do sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso entre outros. Nos relatórios identificamos queda nas vendas nos meses de abril e maio e com o anúncio da redução do IPI o mercado se manteve estável. Não tivemos aumento nem caiu”, informou.
Com 430 funcionários, Xavier vê com bons olhos à redução dos novos itens pelo governo e espera uma prorrogação. “Umuarama conta com um Instituto Federal que oferece curso de design de móveis e várias indústrias de setor moveleiro. O anúncio reflete direto na economia do nosso município, tanto na geração de emprego e arrecadação da indústria e comércio”, diz.
A medida beneficiando o setor moveleiro vale até 30 de setembro de 2012 e de acordo com a Receita Federal, os itens foram incluídos no benefício a pedido dos próprios fabricantes. A última prorrogação de benefícios fiscais para o setor ocorreu em 29 de junho passado.
O empresário da loja Top Móveis, Donizete Dourado, retificou a informação de que a redução do imposto proporcionou a estabilidade do mercado e espera que o benefício se prolongue até mês de dezembro. “A redução de 5% faz muita diferença para todos. Porém, se o imposto volta em setembro teremos prejuízo. O ideal era a prorrogação até dezembro, quando as vendas começam a subir”, informa.
De acordo com a Receita Federal, espera-se, com a medida, estimular os setores envolvidos na cadeia produtiva da fabricação de móveis, contribuindo, inclusive, na manutenção dos níveis de atividade econômica e de emprego e renda. A renúncia de receitas estimada decorrente da medida é estimada em R$ 116,12 milhões.
Qualificação do setor
O crescimento do setor de móveis em Umuarama gerou a necessidade de mão de obra qualificada o que levou o município a oferecer vários cursos no campo, entre eles o de Design de Móveis fornecido pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). O curso técnico já formou duas turmas e segundo o coordenador e professor Claudio Luiz Mangini, 60% dos alunos estão empregados no setor.
Para o professor, o aumento pela procura por apartamentos promove ao umuaramense uma necessidade de móveis sob medida. “Com dimensões menores e cômodos diferenciados o apartamento pede móveis planejados, promovendo espaço e harmonia dos ambientes. Ai entra o profissional de design de móveis”, ressalta o coordenador.
Devido a grande demanda da indústria, do comércio, arquitetos e lojas de móveis planejados o curso é uma grande opção para conquistar um espaço no mercado. “Hoje oferecemos o curso técnico e mini-cursos para a qualificação do aluno formado, como também trabalhadores na área de marcenaria, estofados, colchões e móveis planejados”, lembrou.
 

Papel do designer

O papel do designer de móveis é desenvolver esboços, perspectivas e desenhos de móveis. Realiza estudos volumétricos, maquetes convencionais e maquetes eletrônicas, pesquisa e define materiais, ferragens e acessórios. Elabora documentação técnica. Acompanha processos de produção de móveis. Aplica os conceitos de sustentabilidade ao desenvolvimento de móveis.
 

 
COMENTÁRIOS
 
DEIXE O SEU COMENTÁRIO
300 caracteres restantes. Enviar comentário
» OUTRAS NOTÍCIAS
Umuarama Ilustrado
PRINCIPAL
O ILUSTRADO
ASSINE
NOTÍCIAS
PUBLICAÇÕES LEGAIS 
PERFIL ILUSTRADO 
CLASSIFICADOS
FALE CONOSCO 
ANUNCIE
CADASTRO
CIDADE
PARANÁ
NACIONAL
INTERNACIONAL
POLICIAL
POLÍTICA
ESPORTES
VARIEDADES
ARTIGOS
ITALO
ARAGÃO FILHO
IMOBILIÁRIO
 
JORNAL ILUSTRADO S/C Ltda.
Geral - |44| 3621-2500
Assinaturas - |44| 3621-2526 - assinaturas@ilustrado.com.br
Redação - |44| 3621-2535 - editoria@ilustrado.com.br
Classificados - |44| 3621-2525 - classificados@ilustrado.com.br