Edição digital
Publicidades


CIDADE
Baixa adesão ao ProJovem preocupa Agência do Trabalhador de Umuarama
27/3/2013
Impressão

Umuarama - Com 85 vagas disponíveis e apenas 50 preenchidas, a Agência do Trabalhador de Umuarama poderá adiar o período de matrículas ao Programa Nacional de Inclusão aos Jovens (ProJovem). A data para fazer as inscrições ao projeto já foi adiada duas vezes, entretanto, ainda apresenta uma pequena adesão do público alvo – pessoas de baixa renda, com idades entre 18 a 29 anos.

Em Umuarama, são três áreas de atuação, que o inscrito pode escolher para participar: Alimentação, que qualifica o jovem a trabalhar em cozinhas e restaurantes; Marcenaria, possibilitando ao aluno o conhecimento técnico da produção de móveis entre outros; e Vestuário, onde o participante recebe conhecimentos sobre o setor de corte e costura.

Para Gilberto Truiz, gerente da Agência do Trabalhador de Umuarama, há um desinteresse dos jovens de baixa renda no programa. “É um caminho de o jovem entrar no mercado de trabalho, mas as pessoas não se interessam em participar”, lamentou. Truiz ainda informou que as aulas estão previstas para iniciar no começo de abril, mas caso o total de vagas não seja preenchido, provavelmente, o período de inscrição será novamente adiado.

O programa. O ProJovem tem como finalidade primeira proporcionar formação integral aos jovens, por meio de uma efetiva associação entre Formação Básica, para elevação da escolaridade, tendo em vista a conclusão do ensino fundamental; Qualificação Profissional, com certificação de formação inicial; Participação Cidadã, com a promoção de experiência de atuação social na comunidade.

O programa destina-se a promover a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental, buscando sua re-inserção na escola e no mundo do trabalho, de modo a propiciar-lhes oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania.

Inscrições
Os interessados devem procurar a Agência do Trabalhador de Umuarama, das 9h às 17h para fazer a matrícula. A inscrição é gratuita e é necessário obter carteira de trabalho, estar desempregado, e a família precisa receber até um salário mínimo estadual para se enquadrar no programa. O aluno do ProJovem tem direito à vale alimentação, transporte, uniforme e ainda recebe mensalmente uma bolsa de R$ 100.
 

Deixe seu comentário
(44) 3621-2500
Assinaturas
(44) 3621-2526
assinaturas@ilustrado.com.br
Redação
(44) 3621-2535
editoria@ilustrado.com.br
Classificados
(44) 3621-2525
classificados@ilustrado.com.br
UMUARAMA - PR