Umuarama,PR
23ºC
˅19º ˄30º
Edição digital
Publicidades


CIDADE
Pacto pela alfabetização na idade certa tem novos encontros em Umuarama
5/4/2013
Impressão

Os professores municipais de Umuarama que participam do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), parceria entre a Secretaria de Educação do município e o governo federal, tiveram nas últimas segunda e quarta-feira a terceira etapa do cronograma de formação. O treinamento específico em alfabetização para os 96 professores municipais que atuam no primeiro ciclo do Ensino Fundamental (turmas do primeiro ao terceiro ano) começou no dia 11 de março, no Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM).
Além dos professores alfabetizadores, também participam da formação diretores, coordenadores pedagógicos das escolas e o pessoal da Secretaria Municipal de Educação, divididos em cinco grupos de acordo com o ano de atuação. Três desses grupos recebem o treinamento às segundas-feiras e os outros dois às quartas.
A formação é conduzida pelas orientadoras Dalva Teodoro de Azevedo da Silveira, Telma Cristina Barbosa Erhardt, Marta Almeida Klichowski, Andréa Pinesso e Cleide Nicoletti Furtado. “A carga horária é de 120 horas, dividida em 80 horas presenciais e 40 horas de atividades em sala de aula. O pacto beneficia aproximadamente 2.500 alunos do 1º ao 3º ano, a maioria na faixa dos 6 aos 8 anos de idade”, explicou a coordenadora local do Pnaic, Patrícia de Araújo Abucarma Stevanato.
As orientadoras são professoras e/ou coordenadoras pedagógicas do quadro efetivo da rede municipal, selecionadas através de chamada pública no ano passado – o pacto tem duração prevista de dois anos –, para ministrar a formação aos professores do primeiro ciclo de março a dezembro. Elas já participaram de dois encontros de formação do Pnaic na sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que é responsável pelo repasse da formação nacional no noroeste do Paraná (total de 177 municípios).
Os próximos encontros serão em maio (dias 22 a 24), agosto (5 a 7) e outubro (29 a 31), todos em Maringá. Já os encontros com os professores da rede municipal acontecem até dezembro, no NTM, duas vezes por semana (segundas e quartas), totalizando 20 treinamentos.
Patrícia Stevanato destaca que o pacto é um compromisso formal assumido pelo governo federal, Estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Na adesão ao programa, os entes governamentais se comprometem a alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e a realizar avaliações anuais aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) aos concluintes do 3º ano.
“Também haverá ensino de matemática e os Estados devem apoiar os municípios que aderiram ao pacto, para sua efetiva implementação”, completou a coordenadora. Como incentivo, a maior parte dos professores que participam do pacto recebem uma bolsa de estudos no valor de R$ 200,00. Nem todos os 96 professores foram atendidos, nesse primeiro ano do programa, devido a barreiras burocráticas impostas pelo censo educacional. “Mesmo assim, a adesão ao programa foi total e os resultados certamente serão notados na primeira avaliação, no final do ano. O Pnaic tem cobertura nacional e Umuarama está integrada nesse objetivo nobre que é garantir a alfabetização de nossas crianças na idade correta, para garantir o seu desenvolvimento educacional”, completou a secretária municipal de Educação, Cláudia Helena Squarcini.

 

Deixe seu comentário
(44) 3621-2500
Assinaturas
(44) 3621-2526
assinaturas@ilustrado.com.br
Redação
(44) 3621-2535
editoria@ilustrado.com.br
Classificados
(44) 3621-2525
classificados@ilustrado.com.br
UMUARAMA - PR