Edição digital
Publicidades




CIDADE
Alunos de Agronomia da UEM buscam parcerias para apoiar o produtor rural
29/5/2015
Impressão

Umuarama - Com a visão de aprimorar os conhecimentos acadêmicos e ajudar no desenvolvimento do produtor rural da região, os acadêmicos do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) - campus de Umuarama - firmaram parcerias com a Cocamar e Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). A união entre as partes será apresentada com palestras e cursos na 13ª Semana de Agronomia (Seagro), a ser realizada em outubro.

Por meio de pesquisas os universitários identificaram a necessidade do produtor rural da região do arenito Caiuá de investir em técnicas para melhorar as pastagens. Conforme o aluno de Agronomia e presidente do Diretório Acadêmico de Umuarama, Luan Ferro, a região possui 107 municípios, sendo 16% do território paranaense e deste território 70% dos produtores rurais trabalham com a pecuária.

Ainda segundo Ferro, o problema é que parte da pastagem utilizada para alimento do gado se encontra degrada diminuindo a produtividade e renda do agricultor. “Neste sentido pensamos que era hora de ampliar nossos serviços para a comunidade e levar o conhecimento que aprendemos na faculdade para os produtores. Uma maneira para tentar ajudar esses produtores é a integração lavoura/floresta, que se encaixa na sustentabilidade, com desenvolvimento social e econômico”, explicou.

Para formalizar a ideia um comitiva de alunos buscou apoio da Cocamar e o Iapar, uam vez que ambos desenvolvem projetos neste sentido. “O centro acadêmico entrou em contato com o diretor do Iapar na região Sérgio Alves e o presidente da Cocamar Luiz Lourenço, os quais nos receberam e avaliaram nosso projeto. Por fim, aprovaram nossa intenção e vão nos ajudar no desenvolvimento da região”, contou Ferro.

O início do projeto começa em outubro com o aperfeiçoamento dos acadêmicos na Semana de Agronomia da UEM (Seagro). No evento, a ser realizado do dia 5 a 9 de outubro, terá palestras com o presidente da Cocamar, com também de técnicos da cooperativa, Iapar e demais entidades. Durante a semana será apresentada mesa redonda para falar da integração lavoura, pecuária e floresta, minicursos entre outras atividades.

A semana será fechada com uma novidade este ano, que será a amostra de tecnologias aberta a toda comunidade rural da região. “E como se fosse um dia de campo e nossa intenção é trazer o maior número de produtores na Seagro.

Empresa Junior
O objetivo do centro acadêmico, após a Seagro é por meio da Empresa Junior, que está em estágio de conclusão, aproveitar todo o conhecimento adquirido e levar assistência para os produtores que precisam. “Além de promover o nosso conhecimento, este é o papel da Universidade levar para a comunidade serviços e desenvolvimento”, disse o acadêmico.
 

Deixe seu comentário
(44) 3621-2500
Assinaturas
(44) 3621-2526
assinaturas@ilustrado.com.br
Redação
(44) 3621-2535
editoria@ilustrado.com.br
Classificados
(44) 3621-2525
classificados@ilustrado.com.br
UMUARAMA - PR